"Nós dois, uma história de amor, unidos no Senhor..."

"Nós dois, uma história de amor, unidos no Senhor..."

sábado, 6 de agosto de 2011

COMPLEXO DE INFERIORIDADE... VOCÊ TEM?

Existem muitos defeitos, muitos mesmo; Mas pense num bem chato.... pensou? Eu também. Para mim é o complexo de inferioridade.

A pessoa que tem esse problema, porque na verdade É um problema - na verdade não tem nada de errado, ela pode inclusive ser superior à muitos que se considera inferior ( se é que existe mesmo uma superioridade..aff), bom, mas essa pessoa tem um olhar mais ilusório para outras pessoas. Nos outros tudo é mais bonito, tudo é mais fácil, ninguém passa pelo que ela passa, ninguém sofre o que ela sofre, e assim vai...

Pura ilusão...
Em uma conversa nessa semana, uma pessoa me perguntou: " Existe alguém que não tem nenhum problema? Ou que se tem um problema não liga pra ele? As vezes penso que só eu tenho esse monte de problemas..."
Uma pessoa assim está tão mergulhada nos problemas e na autopiedade que para ela todo mundo vive bem, sem problemas e o mundo é injusto apenas com ela.

Resposta: Não!
Não existe pessoas sem problemas, nem pessoas que não ligam para seus problemas. O que existe, são pessoas que reagem de modos diferentes das outras à frente de um problema. 


Quem é complexado tem a seguinte visão: Uma conhecida dela está de roupa nova. Se ela chega no lugar e não a cumprimentar é porque "é metida, tá se achando só porque está de roupa nova". Se cumprimentar "é porque fez questão de mostrar a roupa nova."
Aí o que a complexada faz? Se ela tem condições, no dia seguinte chega com uma roupa maravilhosa, super bem maquiada, com O sapato e faz questão de ir cumprimentar...
Se não tem condições, fica deprimida, irada, com inveja, espalha fofocas e mentiras sobre a pessoa, etc.

Outro exemplo, agora dentro de igrejas: Uma pessoa já é complexada por sua condição financeira não ser igual à de outras pessoas, ser um pouco ou até muito, inferior. Então ela já acha que as pessoas se acham superior à ela (ela acha!) E qualquer coisa que fizerem ou falarem é para mostrar à ela, que são melhores!
Ela acha que o mundo gira ao redor dela, se torna até melindrosa!

Então se alguém dá uma Palavra na igreja: "Ah agora ninguém segura, é a espiritual..."
Se a pessoa tem um cargo de certa importância ou é casada (o) com alguém que tem, ou se estudou música, ou fez seminário, etc, ela fica procurando ocasiões para atacar a "superior", pegá-la num erro, e quando não acha, ela inventa! Porque na verdade, para ela aquilo é superior, é algo que ela almeja e não gosta de ver os outros num lugar que podia ser o dela.

Pessoas assim geralmente não tem amigos de verdade, são antissociais ( não participam das programações da igreja, somente dos cultos principais), geralmente sofrem dos problemas que mais apontam nos outros, etc.



É muito triste ver pessoas assim, porque elas realmente sofrem, estão na defensiva e são as mais difíceis de serem ajudadas porque ela acha que você vai querer humilhá-la com a "sua superioridade", não vai aceitar a sua ajuda e vão ser sempre assim...
O problema é que levam outros a sofrerem por suas ações e a se afastarem dela...

Você não é inferior! Foi feito à imagem de Deus. Será sempre melhor do que alguém em alguma área.
Você pode cozinhar maravilhosamente bem, pode ter o "poder" de fazer as pessoas rirem, pode ser uma mãe/pai e esposa (o) maravilhosa (o), filho incrível, dotado em matemática, ciências, biologia, pode ter uma facilidade de falar em público e se comunicar, de fazer amizades, desenhar bem, tocar algum instrumento, pegar rápido uma música, aprender com facilidade, etc.

Deus não criou um zumbi, alguém que não tem talento, TODOS TEM, VOCÊ TEM!
Talvez não aquele que você gostaria de ter, muitos não são bons no que realmente gostam. Se for o seu caso tente descobrir e faça, faça o seu melhor e seja O MELHOR NO QUE FAZ!

Você precisa saber que quando estamos em paz com Deus, temos paz com as outras pessoas também. Então, primeiro você deve confessar sua incredulidade, junto com os demais pecados.
Você é amado por Deus, por isso aceite-se como é, Ele te fez assim.
Nos momentos de fraqueza busque na Biblia o entendimento e a força para não cair na autopiedade.

“Ninguém despreze a sua mocidade, mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).


“Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno” (1 João 2:14).

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2: 22).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário, é importante para mim!!