"Nós dois, uma história de amor, unidos no Senhor..."

"Nós dois, uma história de amor, unidos no Senhor..."

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

E o leite estragou...

E não foi pouco não!!! Pegamos leite com uma irmã de nossa igreja que tem algumas vaquinhas num sítio. Engraçado que as vacas dela são ligth...rsrsrs é que já vi leite de vaca super amarelo que tem mais nata do que leite.... mas as dela não...o leite é branco, é difícil separar nata... e eu queria fazer biscoitinhos de nata... bom deixa pra lá.

A verdade é que cerca de 1 1/2l de leite estragou... fiz um bolo de chocolate, ficou muito bom, mas ainda sobrou um tanto e depois o leite que estava na minha geladeira também estragou!!! Foi então que vi que o Cicero deixou na temperatura mínima, quase desligada... mais 1 litro de leite estragado... aff haja bolo..rsrs

Mas entrei na net e vi que dá pra fazer queijo tipo cottage! E adoro esse tipo de queijo, é magro e dá pra comer com torradas, biscoitos salgados, etc e até dá pra fazer outras coisas tipo deixar de molho no azeite, temperar com ervas...

Eis o que estou fazendo, vi na net:

Chamamos de leite azedo aquele que se acidificou naturalmente, sem fervura, e não houve separação do soro. Leite coalhado é o leite azedo que foi fervido, resultando na separação coalhada (caseína) e soro.



Se o leite azedou ou coalhou, você não deve jogá-lo fora, pois ele não está estragado. A coalhada mantém as propriedades nutritivas do leite e, devido às transformações por que passou é ainda mais dirigível, você pode aproveitar a coalhada e o soro numa das receitas que tem a seguir:


QUEIJINHO CASEIRO

Coloque a massa da coalhada num guardanapo grande. Amarre as pontas e dependure-o numa torneira, para que o soro escorra. Após 2 horas abra o guardanapo e jogue 1 litro de água gelada sobre a massa para retirar o excesso de acidez. Feche o guardanapo, esprema-o dependure novamente por aproximadamente 12 horas. Você obterá um queijo semelhante ao que os americanos chamam de "Cottage Cheese".


Bom, não sei se vai dar certo, mas conto aqui amanhã...

 

Um comentário:

  1. Depois dessa receitinha, fiquei com vontade de deixar o leite daqui de casa azedar tbm!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, é importante para mim!!